quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ponto para educação: Montes Claros adota o piso nacional dos professores





Não poderia ser diferente, as boas notícias estão a todo vapor em Montes Claros. A primeira delas é que ouve a implantação, pela Prefeitura de Montes Claros, do Piso Nacional dos Professores. O menor salário pago a um professor da Rede Pública por 25 horas trabalhadas na cidade será de R$ 1.187,00, o que representa um aumento imediato de 41,98%, o maior já concedido na história do município. Havia conversado com o prefeito Luiz Tadeu Leite e sugerido a ele a implantação do Piso na cidade, e fico satisfeito que ele tenha acatado a ideia, já que a valorização dos profissionais de educação é uma bandeira que tenho defendido na Assembleia Legislativa.

Em breve será apresentado o novo plano de carreira dos profissionais da educação, levando em consideração critérios como produtividade e qualificação profissional. Será mais uma forma de elevar a importância da categoria.




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comissão da Assembleia aprova PEC catrumana por unanimidade.

Presidi ontem, 5 de julho, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a reunião da Comissão Especial que analisa o Projeto de Emenda Constitucional 21/2011, que institui oficialmente o Dia dos Gerais no calendário mineiro. O relatório favorável apresentado pelo relator, Deputado Luiz Henrique foi aprovado por unanimidade e com isso a matéria será votada em plenário pelos deputados.
Espero que a PEC 21 seja votada e aprovada em dois turnos ainda este ano, isso representará uma grande vitória para o Movimento Catrumano e um resgate a nossa história. A PEC reconhece a importância do Norte de Minas na fundação do Estado, que teve o município de Matias Cardoso como primeiro povoado.
Se aprovado o Projeto institui o dia 08 de dezembro como Dia dos Gerais, data em que a capital do Estado será simbolicamente transferida para Matias Cardoso.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Parabéns Montes Claros pelos seus 154 anos. Mais do que uma satisfação, é um orgulho fazer parte dessa história que construímos juntos!!! 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

37° Expomontes vem aí

Hoje terá início mais uma edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros. A partir dessa sexta-feira poderemos contar com várias atrações que irão garantir a diversão dos montesclarenses por muito mais tempo, já que após a atração principal da noite, haverá sertanejo de viola, estilo acústico em um outro palco montado próximo aos bares. Além disso, segundo o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, o evento privilegiará a comercialização de produtos, máquinas e implementos agrícolas, e atrairá compradores de rebanhos de muitos lugares do Brasil. Essa novidade fez com que várias empresas multinacionais reservassem áreas no Parque de Exposições João Alencar Athayde para a montagem de estandes, incentivando as cadeias produtivas ligadas ao agronegócio.
A expomontes é considerada a maior mostra agropecuária do Norte de Minas e tem previsão de receber mais de mil visitantes, entre eles, empresários e produtores rurais de várias partes do país, que poderão participar dos diversos leilões de animais de alta linhagem genética.
O evento movimenta toda a cadeia produtiva do turismo na cidade, além de incrementar a economia regional a festa fortalece a importância da cidade no desenvolvimento da região. A expectativa de geração de negócios é de R$100 milhões nos dez dias de festa.

Centro de Convenções e Convivência com a Seca começa a ser construído ainda este ano


Durante audiência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas o deputado Tadeu Martins Leite recebeu a garantia de que a construção do Centro de Convenções e Convivência com a Seca, em um terreno ás margens da lagoa Interlagos, irá começar ainda este ano. A Secretaria de Estado de Obras Públicas já está trabalhando para licitar a obra, que custará 15 milhões de reais e será financiada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemig, que inclusive já tem o recursos disponível em caixa.

A informação foi confirmada ao deputado Tadeu Martins Leite pelo secretário de estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucurí e Norte de Minas, Gil Pereira, ao ser questionado, durante a audiência, sobre a liberação dos recursos para a construção da obra, um compromisso do governador Antônio Anastasia feito quando ainda era vice-governador. A efetivação da obra foi possível graças a um acordo feito entre o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite e a ex-secretária Elbe Brandão, que promoveu a unificação dos projetos do Centro de Convenções de Montes Claros e do Centro de Convivência com a Seca, transformados em um único projeto.

“Estávamos preocupados porque após a saída da secretária Elbe Brandão o projeto ficou paralisado, mas agora com a garantia do Governo de que a obra deve começar ainda este ano estamos confiantes sobre a concretização desta obra, muito importante para Montes Claros e região”, comemorou o deputado Tadeu Martins Leite. O projeto original chegou a ser feito pelo escritório do arquiteto Gustavo Pena, mas o custo foi estimado em 36 milhões de reais. O Governo optou então por refazer o projeto dentro do custo de 15 milhões de reais, que foi o montante disponibilizado pela Codemig. “ Este Centro de Convenções além de criar um espaço adequado para realização de eventos, feiras e atividades culturais vai valorizar uma das regiões mais bonitas de Montes Claros, que é o entorno do Interlagos”, destacou o deputado.